Como Agendar Carteira de Trabalho?

Antes de falar sobre o agendamento para fazer carteira de trabalho, posso falar um pouco sobre ela (carteira) e sua importância? Prometo que é rápido!

Como o próprio nome já diz, a carteira de trabalho é um documento que qualquer cidadão deve possuir para trabalhar em uma empresa, ou até mesmo para trabalhar em duas empresas ao mesmo tempo, legalmente!

A carteira de trabalho ou CTPS, existe para garantir que o trabalhador receba todos os benefícios sociais do governo, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pelas empresas.

É nesse documento também que o funcionário tem registro do seu salário, benefícios, aposentadoria, seguro desemprego, férias, fundo de garantia, afastamento junto ao INSS, jornada de trabalho, além de comprovar as funções exercidas no emprego ao longo de sua trajetória na empresa.

Caso você ainda não tenha este documento, é necessário fazer o agendamento da carteira de trabalho, pois a carteira profissional assegura o trabalhador de várias formas.


Como fazer agendamento da carteira de trabalho

Antigamente era preciso comparecer ao Ministério do Trabalho nos dias estipulados e acordar bem cedo para pegar a senha e garantir seu atendimento e, posteriormente, fazer o agendamento da CTPS.

Devido aos avanços tecnológicos, muitas coisas vieram para facilitar nossas vidas, e hoje é possível agendar a emissão da carteira de trabalho pela internet de forma rápida e prática.

Agendamento online

O interessado em tirar a carteira de trabalho deve acessar o site do Ministério do Trabalho.

O solicitante deverá preencher as instruções informando o Estado, Município e o Tipo de Atendimento, que nesse caso será “Emissão de Carteira de Trabalho”.

Após validar essas informações, irá aparecer a Unidade Federativa (UF), Endereço e a quantidade de vagas disponíveis. Após sua escolha, você deverá confirmar a seleção e pronto, o agendamento estará confirmado. Basta comparecer no dia e horário estipulado.

No site, além da emissão da primeira via da carteira de trabalho, o cidadão também poderá solicitar a segunda via da CTPS, por motivos de roubo, perda, ou até mesmo por falta de espaço para fazer um novo registro.

Documentos necessários para agendar CTPS

É necessário informar alguns documentos para fazer a carteira de trabalho, portanto, quando for agendar a emissão da CTPS, tenha com você os documentos abaixo:

  • Identidade
  • CPF
  • PIS
  • Data de Nascimento
  • Telefone de contato

Agora que você agendou a emissão da sua carteira, basta esperar até o dia e horário marcados, depois, você estará apto para trabalhar e contribuir para o crescimento do nosso país. Parabéns!