Carteira Assinada em Duas Empresas

A CTPS é um documento de extrema importância para todo trabalhador, sendo indispensável para o registro de qualquer atividade profissional que seja regida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A Carteira de Trabalho é obrigatória para você conquistar seu primeiro emprego. Sem esse documento você não terá garantia de benefícios, como:

É na carteira de trabalho que você encontrará informações das empresas em que trabalhou, salário, férias e o período do vínculo empregatício em cada empresa, também é lá que está a data de admissão e de demissão.

Posso ter dois empregos com carteira assinada?

Sim, é possível trabalhar conciliando o emprego, inclusive em até mais de dois empregos de forma simultânea e mantendo o registro na carteira de trabalho.

Isso é possível, pois não existe nenhum impedimento na CLT, seja em parágrafo ou artigo que proíba o empregado do setor privado em trabalhar ao mesmo tempo em vários lugares.

Porém, esse tipo de contratação pode sofrer represálias de algumas empresas que não permitem que essa conciliação ocorra. Por isso é importante o empregado verificar se em seu contrato de trabalho não consta nenhuma cláusula de exclusividade.

Os motivos de alguns empregadores não permitirem dois empregos são vários, desde o rendimento no trabalho do empregado que pode ser afetado pelo fato do mesmo conciliar com outras jornadas a disponibilidade de horário (os horários deverão ser cumpridos conforme contrato de trabalho).

Sou obrigado a falar da jornada dupla de trabalho?

Utilizando como base a CLT, não existe nenhuma cláusula que obrigue o funcionário de comunicar as empresas sobre ter um segundo emprego.

Porém, pela ética, você deve informar aos seus chefes caso exista algum impedimento na conciliação de empregos.

Fazer um comunicado aos chefes sobre um segundo emprego, é bom para manter uma relação saudável com seu chefe, evitando qualquer desgaste que possa ocorrer.

O que deve ser levado em conta?

Antes de pensar em trabalhar em duas empresas de carteira assinada, você deve ver os dois lados da moeda. Claro que ocorrerá uma melhora significativa no orçamento mensal, porém existem pontos importantes que devem ser avaliados, como:

  • Quanto tempo você conseguirá conciliar dois ou mais empregos sem alcançar níveis de estresse e cansaço?
  • Sua saúde física e mental poderá ser prejudicada?
  • Você terá um bom rendimento nas empresas?
  • As chances de uma promoção aumentarão ou diminuirão?

É preciso pensar com cautela antes de pensar em ter dois empregos de carteira assinada, mas sim, você pode trabalhar em duas ou mais empresas de carteira assinada. Mas cuidado com sua saúde!