Como Fazer Currículo

Um bom currículo se torna essencial para encontrar um bom emprego, mas muitas pessoas não fazem a famosa pergunta: “Meu currículo está UAU?”.

Sabe quando você se arruma pra uma festa, se olha no espelho e fala “nossa, tô muito linda rsrsrs” ou “meu Deus, tô gato pra caramba”. Pois é! Isso é UAU e é assim que seu currículo precisa ficar também 😀

Não adianta nada você ter uma boa formação e experiência profissional, se seu currículo contar com informações dispensáveis e com poluição visual, pecando por colocar informações em excesso ou pela falta de organização.

Se você está em busca de uma nova oportunidade de emprego, confira abaixo algumas dicas importantes para elaborar um bom currículo.

Ah, se você ainda não tem experiência profissional para conseguir emprego, veja o artigo onde falamos como fazer currículo para o primeiro emprego.


Quais informações pessoais colocar no currículo?

Muitas pessoas acabam ficando em dúvidas se colocam informações pessoais no currículo. O ideal é não inserir no currículo dados como CPF, identidade, número da carteira de trabalho ou nome dos pais.

Esses documentos serão necessários, mas serão solicitados apenas após a aprovação do candidato, futuramente pela equipe de recrutamento e seleção, para assinar sua carteira de trabalho após você ser aprovado na entrevista de emprego.

As informações pessoais necessárias e importantes para colocar no currículo são:

  • Nome completo
  • E-mail
  • Telefones de contato
  • Localidade e região onde você mora e/ou endereço
  • Idade ou data de nascimento
  • Estado civil

Faça seu currículo de forma clara e objetiva

O seu currículo deve ser resumido, ainda mais porque você busca a primeira oportunidade de emprego, então evite poluir seu currículo com coisas desnecessárias.

Não coloque número de documentos, nome dos pais, esposa ou filhos, fotos, pretensão salarial (apenas se for solicitado pelo empregador) e referências pessoais, deixe essas coisas para a entrevista de emprego.

É fundamental elaborar um currículo personalizado para cada empresa que você for visitar, colocando o nome da empresa.

Outro ponto importante, é fazer um currículo informando detalhes como área de interesse que você deseja conseguir emprego.

Muitas pessoas pensam que quanto mais, melhor, e deixam o currículo parecendo um livro, não cometa esse erro! Não precisa contar sua história no currículo. Coloque apenas suas experiências profissionais, cursos, pretensões e algumas informações pessoais.

Coloque sua formação no currículo

Esse campo é o mais importante do currículo, pois é através dele que os recrutadores irão avaliar se o candidato está apto para ocupar o cargo que está sendo disputado na empresa.

Informe sempre o maior grau de instrução. Por exemplo, se você estiver graduação, não precisa colocar que possui ensino médio completo. Coloque apenas o curso de graduação e a data de conclusão ou o período no qual está cursando.

Coloque cursos extracurriculares que se enquadrem na sua área de interesse. Cursos de informática e idioma também enriquecem o currículo.

Dicas para fazer um bom currículo

Juntamente com as dicas anteriores, as dicas abaixo complementam as informações necessárias para você fazer um currículo incrivelmente aceitável pelas empresas.

Experiência

A experiência profissional não é uma regra, principalmente para quem busca a primeira oportunidade de emprego. Caso você já tenha experiência, cite apenas as 3 últimas, de preferência na função desejada ou em áreas relacionadas à vaga que você pretende ocupar.

Tamanho do currículo

O tamanho ideal de um currículo é de 1 página, no máximo 2 páginas, caso você tenha uma boa bagagem profissional, acadêmica e intercâmbio, por exemplo. Como falei acima, o currículo é uma apresentação profissional e não um livro.

Dados desnecessários

Evite inserir foto no currículo, apenas se a vaga solicitar. Também não coloque frases prontas, como: “Sou um profissional dedicado, pontual e com força de vontade”, etc. Essas frases são consideradas clichês e podem acabar passando insegurança para os profissionais responsáveis pela contratação.

Redes sociais

Tenha cuidado com suas publicações nas redes sociais, pois atualmente muitos recrutadores (RH) pesquisam as redes sociais dos candidatos como forma de avaliação. Você contrataria uma pessoa que fica brigando em redes sociais? Acredito que não!

Modelos de currículos prontos para fazer download

Ah, que beleza! Não tem nada melhor que coisas de graça, né?

Eu separei alguns sites que oferecem modelos de currículo grátis para download. Você pode baixar os currículos em Word e editar  em seu computador ou celular, preenchendo com suas informações pessoais e profissionais, e com isso ter mais chances de conseguir o tão sonhado emprego.

  1. Currículos para download
  2. Currículos para download
  3. Currículos para download

Fazer currículo para primeiro emprego

currículo para primeiro emprego

Ingressar no mercado de trabalho é desafiador, afinal, o caminho é você entregar currículos para as empresas incansavelmente, até conseguir um emprego onde você possa crescer profissionalmente.

Mas sem experiência, conseguir emprego fica ainda mais difícil, então vem a dúvida: como devo preencher um currículo para o primeiro emprego?

O primeiro passo para fazer um bom primeiro currículo é ficar confiante e não se desesperar! Todo mundo já precisou começar por algum lugar e existem muitas oportunidades destinadas ao primeiro emprego.

Trabalhos temporários é um ótimo começo para você conseguir experiência e deixar o currículo mais completo.

Nesse primeiro momento qualquer experiência é válida. Portando os famosos “bicos”, que não possuem uma comprovação formal da experiência, mas que
você consegue comprovar por outras vias, como um trabalho em pequenos eventos, estágios ou até mesmo trabalhos temporários, são válidos.

Muito cuidado ao falar sobre habilidades genéricas. O que seriam essas habilidades? Nada mais é do que algo pronto, como proatividade, pontualidade, etc. O primordial é você procurar se destacar, pois a empresa geralmente tem uma “pilha” de currículos e o seu não pode ser só mais um.

Fazer um currículo personalizado é o ideal! Por isso procure citar conhecimentos técnicos e habilidades nas quais você adquiriu em cursos profissionalizantes.

Formação acadêmica, caso tenha, é um ótimo meio de fazer um currículo se destacar. Já que você ainda não possui experiência profissional, a sua formação contribui bastante para a primeira oportunidade de emprego. Deixe claro a sua formação técnica ou superior.

Cursos extracurriculares também são importantes, assim como curso de idiomas e de informática.