Tudo Sobre CTPS (Carteira de Trabalho)

A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é um documento de extrema importância, onde todo cidadão deve possuir. Esse documento é responsável pelo registro e toda a trajetória profissional de uma pessoa.

A Carteira de Trabalho é uma forma de garantir que o empregado receba todos os direitos previstos na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), como seguro desemprego, benefícios da Previdência Social, FGTS, entre outros.

Como fazer a CTPS?

Para solicitar a primeira via da Carteira de Trabalho, é necessário fazer o agendamento por telefone ou internet. A CTPS é feita pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Desde 2008, a Carteira de Trabalho passou a ser emitida através de sistemas computadorizados, que permitem a integração de todos os trabalhadores do Brasil.

Com quantos anos posso solicitar a CTPS?

A partir de 14 anos é possível solicitar a emissão da Carteira de Trabalho, pois essa é a idade permitida para ingressar no mercado de trabalho através de programas de aprendizagens, como o programa Jovem Aprendiz.


Quem pode emitir a CTPS?

Somente o próprio titular deve solicitar a emissão da CTPS, comparecendo pessoalmente no dia agendado.

A CTPS pode ser emitida por qualquer cidadão brasileiro e também para estrangeiros que estejam legalmente nos país e queiram uma vida digna, trabalhando e movimentando a economia do país.

Como é feito o agendamento?

O agendamento da carteira de trabalho pode ser realizado pela internet, através desse site, ou por telefone.

Também é possível agendar pelo telefone, através do número 158 e optar pela opção “agendamento da carteira de trabalho”.

Documentos para fazer CTPS

Você precisa apresentar alguns documentos para fazer a Carteira de Trabalho, mas calma, a gente fez uma pequena listinha pra ajudar você. Veja abaixo:

  • RG
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • CPF
  • Comprovante de residência

Qual o valor para emitir a CTPS?

Não é necessário pagar nenhuma taxa para a emissão da carteira de trabalho, portanto, qualquer cidadão que resida no Brasil pode solicitar a CTPS sem custo algum.