Empregos que não exigem experiência

A busca pelo primeiro emprego acaba sempre nos deixando ansiosos e com vários pensamentos negativos, como por exemplo: “Os outros candidatos tem mais experiência que eu, será que vou conseguir esse emprego mesmo não tendo experiência?”.

Todo mundo já passou por isso! Esse tipo de pensamento é comum entre pessoas que buscam pelo primeiro emprego, mas se depender de nós, você vai conseguir emprego sem ter experiência sim!

Não vamos mentir dizendo que arrumar emprego sem experiência é fácil, mas vamos facilitar o processo e fazer com que você consiga ser contratado por uma boa empresa, mesmo não tendo experiência no mercado de trabalho.

Melhor forma de arrumar emprego sem experiência

Na verdade não existe apenas uma forma de conseguir emprego sem ter experiência. Existem várias formas e técnicas poderosas que podem influenciar muito na conquista do seu tão sonhado emprego.

Para que seu emprego se torne realidade, vamos trabalhar em um ponto muito importante, que é o enriquecimento do currículo. Esse enriquecimento do currículo envolve tudo que é necessário para deixar seu currículo recheado de informações ricas e úteis, que irão potencializar suas chances de conseguir emprego mesmo não tendo experiência como funcionário em algum momento.

Os tópicos que vamos abordar para deixar seu currículo turbinado, são esses abaixo:

  1. Cursos livres
  2. Seus talentos
  3. Seja voluntário

Após consumir o conteúdo dessa página, a intenção é que você esteja tão preparado e motivado, que vai ser difícil não ser contratado e ter a carteira assinada por uma boa empresa.

Cursos livres

A prática é importante, a teoria também! Esteja sempre em movimento, faça cursos profissionalizantes na sua área de atuação, idiomas e atividades extracurriculares pode dar um “up” em seu currículo.

Isso é uma excelente forma de enriquecer o currículo e mostrar seus esforços para os empregadores.

Você pode procurar e fazer alguns cursos nas áreas abaixo, que tem uma boa aceitação e agrada bastante aos olhos dos empregadores.

  • Informática
  • Contabilidade
  • Assistente de escritório
  • Administração
  • Habilidades de comunicação
  • Idiomas (inglês ou espanhol)
  • Recursos humanos

Fazendo algum curso nessas áreas citadas, seu currículo já começa a criar forma, e você com certeza estará mais perto de conseguir emprego mesmo não tendo experiência.

Seus talentos

Crie perfis em alguma rede social mostrando seus talentos, mesmo que esses talentos não tenham relação com alguma vaga de trabalho em específico. Fazendo isso você vai estar mostrando algumas características importantes para a pessoa que estiver fazendo a entrevista de emprego com você.

Por exemplo, você pode criar conta no Instagram, Facebook ou Youtube, e publicar as edições que você já fez em fotografias, publicar as artes gráficas (logomarca, cartão de visita…) que você já fez para conhecidos, os eventos que já organizou na escola/faculdade, as roupas que você já personalizou etc.

Mesmo não tendo experiência no mercado de trabalho convencional, ao adicionar essas informações em seu currículo, seu futuro chefe pode notar em você algumas excelentes características como criatividade e organização, por exemplo, diferenciais que são muito valorizados pelas empresas.

Seja voluntário

Ser voluntário pode ser uma ótima oportunidade de adquirir experiência e arrumar um emprego. Como voluntário você não apenas ganhará uma experiência valiosa em diversas áreas de atuação, mas também será capaz de construir uma rede de contatos e conseguir dar o pontapé inicial na sua carreira.

Dependendo da quantidade de trabalhados voluntários que você fizer para conseguir experiência, você também conseguirá respeito e será mais valorizado pelas pessoas que convivem com você.

Se você é uma pessoa engajada com a comunidade, pessoa que não tem medo de ir à luta, pode começar construindo seu currículo participando de projetos como voluntário. É a oportunidade de você expandir seu horizonte e aprender novas habilidades.

Participe da organização, administração e divulgação de shows em sua cidade, eventos beneficentes, etc. Procure qualquer tipo de projeto que for acontecer em sua cidade e se disponibilize para trabalhar como voluntário.

É tão raro aparecer voluntários que você com certeza será muito bem recebido pelos organizadores desse projeto!

10 empregos que não exigem experiência

Fizemos uma listinha com alguns empregos que não exigem de experiência. Esses empregos podem ser encontrados em pequenas, médias e grandes empresas, que preferem oferecer treinamento para funcionários sem experiência, para que esses entrem na empresa sem vícios anteriores.

  1. Representante de suporte técnico
  2. Assistente administrativo
  3. Caixa supermercado
  4. Recepcionista
  5. Repositor de mercadoria
  6. Office boy
  7. Auxiliar de salão de beleza
  8. Operador de telemarketing
  9. Vendedor
  10. Auxiliar de produção

Existem diversas empresas que buscam justamente profissionais sem experiência ou com pouca experiência, onde oferecem treinamentos específicos para que o profissional possa se desenvolver. Boa sorte!