Fazer Boa Entrevista de Emprego

Entrevistas de empregos geralmente causam pânico nos candidatos, afinal além de toda a tensão que uma entrevista possibilita, é inevitável não ficar nervoso, principalmente se for a oportunidade dos sonhos que você tanto almeja.

A entrevista de emprego também é conhecida como “meio caminho andado” para conseguir um emprego. Pois após a triagem do currículo, se você foi selecionado para uma entrevista é porque o seu perfil interessa a empresa.

Portanto confira abaixo algumas dicas para não falhar em uma entrevista de emprego.

Seja pontual no dia da entrevista

O primeiro ponto é a pontualidade. Chegar atrasado a uma entrevista por qualquer que seja o motivo causa uma má impressão.

É importante você se programar para chegar com pelo menos 1 hora de antecedência, mas se você não conhece o local da entrevista é bom se precaver, pois imprevistos podem acontecer.


Diga sempre a verdade para o entrevistador

O currículo é seu cartão de visita para a empresa, e todo início de relacionamento deve ser construído com base na confiança.

Por isso diga sempre a verdade na hora de fazer seu currículo e também para o profissional que vai fazer a entrevista de emprego com você para gerar credibilidade. Isso é obrigação!

Roupas adequadas na hora da entrevista

A forma de se vestir conta muito sobre sua personalidade, porém em uma entrevista de emprego você deve ir vestido formalmente.

Homens devem evitar chinelos ou bermudas e mulheres devem evitar roupas decotadas ou curtas. Vestuários chamativos, com muitos desenhos ou coloridos de mais também criam uma má impressão.

O mais indicado é usar uma camiseta lisa e uma calça, pois a sua apresentação conta bastante durante o processo de recrutamento e seleção.

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Após seguir à risca as recomendações acima, o próximo passo é o seu comportamento durante a entrevista.

Cordialidade

Ser cordial e simpático, não quer dizer que você deve ser falso ou puxa saco, até mesmo porque quando é “forçado” todos conseguem notar.

O ideal é que você seja gentil, educado e cumprimente desde o porteiro até o responsável pela seleção.

Empatia

É importante você ter empatia pelos demais candidatos. Não encare os concorrentes como seus inimigos, mas sim como colegas de trabalho que também estão em busca de realizar seus objetivos profissionais.

Saber ouvir

Em dinâmicas de grupo, é importante prestar atenção na apresentação dos demais candidatos, até por educação e também como troca de experiências.

Objetividade

Fale somente o indispensável, principalmente se a entrevista for em grupo. Tente resumir as suas qualidades, experiências e competências.

Responda as perguntas do entrevistador de forma objetiva, transmitindo confiança.

Uso do celular

Jamais atenda uma ligação ou utilize o celular durante uma entrevista de emprego. O correto é deixar o mesmo no silencioso ou no modo vibrador.

Nervosismo

É difícil controlar o nervosismo na hora da entrevista de emprego, mas não impossível. Evite gestos que possam demonstrar seu nervosismo, como ficar balançando as pernas, gaguejar ao falar ou cruzar os braços, por exemplo. Pois desde o momento em que você chega ao local da entrevista você já está sendo avaliado.

Seja você mesmo, haja o mais natural possível e evite respostas clichês em perguntas estratégicas de RH, como por exemplo, “cite suas qualidades”, aproveite esse gancho para expor qualidades que sejam úteis para o cargo pretendido e não frases prontas.

Seguindo corretamente todas as recomendações listadas, você com certeza aumentará as chances de aprovação em uma entrevista de emprego.