Como Ganhar Aumento de Salário

Devido a crise financeira na qual o país atravessa, empresas fechando e com problemas financeiros, muitas pessoas ficam receosas de pedirem o tão sonhado aumento de salário.

Apesar de ser um momento delicado para qualquer profissional, pois não envolve apenas a coragem, mas também a argumentação para convencer o chefe.

Existem algumas situações importantes que podem ser avaliadas sem que você prejudique sua imagem na hora de pedir aumento salarial.

Qualificação profissional para pedir aumento de salário

Qualquer qualificação profissional é um argumento eficaz para você pedir um aumento de salário ou pelo menos avisar seu chefe do seu interesse em uma promoção.

Se você se formou em nível superior, fez curso de pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA ou cursos profissionalizante e de liderança é uma forma de conseguir aumento de salário e continuar sendo bem visto, pois é interessante para qualquer empresa ter um colaborador que investe em sua capacitação profissional.


Seja proativo

Para se destacar no mercado de trabalho é necessário possuir um diferencial. Às vezes somente a qualificação não é o suficiente, pois você precisa mostrar para seu chefe que você faz a diferença dentro da empresa.

Utilize sua criatividade para sugerir melhorias e não espere uma ordem para executar tarefas simples, por exemplo, pois proatividade é sempre bem visto em qualquer empresa e área de atuação.

Prepare-se para o novo cargo

Se o motivo do aumento de salário é porque você almeja uma posição dentro da empresa, essa é a forma mais natural de ter o seu desejo atendido: a promoção.

Para que você possa ser escolhido para um cargo estratégico ou de liderança é fundamental que você tenha uma postura de acordo com o cargo.

Dessa forma você passará a ser visto como um profissional sério, responsável e que já tem o perfil para a função, aumentando as suas chances de ter uma promoção dentro da empresa e consequentemente ganhar aumento de salário.

Tenha outra carta na manga

Um bom argumento para conseguir o aumento de salário é se você já tiver outra oportunidade em vista, onde você pode informar o seu chefe da oferta e que você consideraria continuar se ele puder lhe dar um aumento.

Mas antes de propor essa estratégia, tenha certeza que você terá outra oferta e que está disposto a seguir adiante, ou seja, sair ou ficar com base na força da contraproposta.

Faça a sua parte antes de pedir aumento salarial

Demonstrar confiança na empresa é você realizar tarefas bem sucedidas, fazer seu trabalho com competência, atender ao chamado do seu superior quando necessário, mesmo que seja em horas extras ou outras situações necessárias, pois isso conta bastante.

Quando o profissional é eficiente isso é visto, é notado, onde você pode usar esse argumento quando for pedir aumento, mostrando que você merece a mudança de salário.