Idade Para Tirar Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho (CTPS) é um documento de extrema importância para a sua vida profissional. Trata-se de um documento obrigatório para que você trabalhe em uma empresa com a carteira assinada, assegurando todos seus direitos trabalhistas.

A carteira de trabalho teve uma mudança em 2008, onde passou a ser emitida através de um sistema informatizado, onde é possível incorporar as informações de todos os trabalhadores do Brasil.

Qual idade posso emitir a carteira de trabalho?

É comum que os jovens fiquem ansiosos e entusiasmados com a possibilidade de arrumar o primeiro emprego e ingressar no mercado de trabalho.

Porém somente é permitido tirar a carteira de trabalho a partir de 14 anos de idade. A contratação de menores de idade é de responsabilidade do
empregador (patrão).

Por exemplo, um jovem de 14 e 15 anos só pode trabalhar através de programas de aprendizagens, como o Jovem Aprendiz. Já os jovens entre 16 e 17 anos podem trabalhar de carteira assinada, mas a empresa terá que cumprir algumas exigências.

Somente acima de 18 anos pode trabalhar de carteira assinada efetivamente, de acordo com a legislação trabalhista brasileira. Portanto, ao atingir a maioridade se torna obrigatória a emissão da carteira de trabalho.

Quanto custa tirar a carteira de trabalho?

A carteira de trabalho é um direito de qualquer cidadão, portanto, não existe cobrança de taxa para a emissão da CTPS. A CTPS deverá ser emitida nas Agências e Delegacias Regionais do Trabalho.

Atualmente se faz necessário o agendamento da carteira de trabalho através do telefone 158 ou pela site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para tirar a carteira de trabalho, você terá que ter em mãos os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência
  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento
  • RG