Trabalhar Como Autônomo

Muitas pessoas sonham com a sua independência financeira e assumem não ter vocação para trabalhar de carteira assinada, desejando trabalhar por conta própria,  ou seja, trabalhar como autônomo, empreendendo. Pensando nessas duas situações, será que vale a pena trabalhar por conta própria?

Vantagens em trabalhar como autônomo

Se você estiver realmente pensando em empreender e quer saber se vale a pena trabalhar como autônomo, a gente vai tentar te ajudar, listando algumas vantagens.

Liberdade

Trabalhando por conta própria você terá liberdade para tomar as suas próprias decisões. Quem nunca achou que o seu patrão possa estar errado em algumas situações e você teria outros caminhos estratégicos para resolver esse problema?

Pois bem, ser o dono do seu próprio negócio, controlar o seu destino é algo estimulante e ao mesmo tempo desafiador. Um dos grandes atrativos é o simples fato de não ter que prestar conta para ninguém.

O céu é o limite

Trabalhar por conta própria não é ter a vida mansa, pelo contrário, como só depende de você, se faz necessário muita energia e disposição para que você realize todos os seus objetivos, que deva ser crescer sempre e sempre.


Falando em crescer, ao abrir sua empresa, você conseguirá crescer muito mais do que se trabalhasse como funcionário em outra empresa.

Maiores ganhos financeiros

Trabalhando por conta própria você terá mais chances de ter um rendimento maior do que trabalhando de carteira assinada.

Não precisará depender de promoção para realizar seus sonhos, tudo dependerá de você! Por isso, defina bem a estratégia da sua empresa, para que você consiga ter ótimos ganhos financeiros com seu negócio.

Qualidade de vida

Você definirá seu horário de trabalho e com isso terá maior qualidade de vida. Ser um empreendedor é saber administrar seu próprio tempo sem comprometer sua saúde e sem precisar deixar de lado a sua família e seus amigos.

Desvantagens em trabalhar como autônomo

Tudo na vida existem vantagens e desvantagens, e trabalhar por conta própria, tendo sua própria empresa, não é diferente! Confira quais são as desvantagens em ter seu próprio negócio:

Férias

Como você é o seu patrão, não existe férias. Para poder programar um descanso será necessário guardar dinheiro e se programar bem para descansar alguns dias, mas tirar férias sendo dono de empresa é um luxo de poucos empreendedores.

Perda de benefícios

Você sendo autônomo e continuando a pagar o INSS, você terá direito ao auxílio doença, aposentadoria, entre outros benefícios.

Porém tem algumas empresas que oferecem benefícios extras, como vale alimentação, vale transporte, convênio médico, plano odontológico, dentre outras parcerias que você não terá sendo um trabalhador autônomo.

Mais responsabilidade

Por ser o dono do seu negócio, você terá mais responsabilidade do que trabalhando em uma empresa. É preciso saber que você será responsável por uma empresa que paga salários à país e mães de família, por exemplo, terá responsabilidade fiscal ao pagar impostos, responsabilidade com clientes entre outras.

Faça uma análise com muita calma, olhando os prós e contras em abrir um negócio, depois dessa análise, caso você optou por abrir seu negócio, vai fundo e ganhe o mundo! Sucesso!